Programa >> Museu aberto

Demi Tour de France

imagem_piloto

A dupla de artistas Demi Tour de France, Marie Bouthier e Anouck Lemarquis, irá propor uma exposição colaborativa durante uma semana n’OMuseu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde todos são convidados a participar (público, estudantes, membros da faculdade, artistas, etc.)

O Museu Aberto é baseado em dois princípios essenciais: 1) o uso do banco de dados da biblioteca da escola, dos arquivos e do material visual colecionado pela Demi Tour de France. 2) o uso de uma máquina fotocopiadora e um número limitado de páginas por participante.

A ideia principal será tornar o «museu aberto» num lugar onde as pessoas virão a criar as suas próprias histórias e ficções e completar pouco a pouco as paredes da galeria dentro de um senso comum do que já está lá e do que virá e, além disso, num reflexo da «economia de recursos». Os objectos produzidos e expostos podem ser múltiplos: fotografias, cartazes, fanzines, páginas, mas sempre dependerão das opções técnicas da máquina fotocopiadora (preto e branco, colorido, A3, A4, etc.)

Paralelamente, a dupla de artistas criará o seu próprio pensamento narrativo, por um lado, como um eco daquilo que as pessoas vão propor e, por outro lado, da sua relação com a cidade do Porto que visitarão pela primeira vez, como uma Odisseia, uma jornada em num novo território.

O processo de criação é aqui mais importante que o próprio resultado final e tudo pode ser pensado ao mesmo tempo como uma construção ou uma desconstrução, mas deve ainda permanecer ABERTO.

Uma exposição colectiva e performativa

www.demitourdefrance.fr

Festival em torno da Imagem : : : 23 – 29 de Julho : : : Porto, Portugal : : : info@loadingfest.com