Programa >> Conversas

Galeria Portátil | Pierrot le Fou, Susana Lourenço Marques

A Pierrot le Fou propõe a realização de uma galeria portátil, itinerante, para acolhimento de projectos de fotografia e vídeo, com uma programação inicial de três exposições que pensam as formas de viver e usar a cidade. Enquanto objecto formaliza-se como um edifício imaginário miniaturizado, inspirado na Boîte-en-Valise de Marcel Duchamp, provocando a noção de privacidade do espectador e tornando ambíguo o sentido de escala. Através de projectos inéditos, os fotógrafos Katalin Déer, Carlos Lobo e Dinis Santos são convidados a apropriar-se da especificidade deste objecto-espaço, em especial pelos desafios de percepção e proporção nele ensaiadas, assumindo o acto de expor como forma de experimentação continuada da obra e, tal como na câmara escura, transformando cada exposição num mecanismo mediador de percepção. Construído de modo a ser autónomo, permite-se a ser instalado fora dos espaços artísticos convencionais.

Poesia e Fotografia | Horácio Fernandez

Horácio Fernandez abordará a relação entre poesia e fotografia. Refletindo sobre como os poemas e as imagens se foram relacionando ao longo da história, como geraram espaços para coexistir, conviver, relacionar-se e influenciar-se mutuamente numa superfície que partilham desde que a fotografia existe como tal: o livro. Esta conversa irá percorrer e analisar diferentes poetas e fotógrafos e trabalhos que surgem das suas influências e até mesmo das suas colaborações, numa tentativa de reconhecer como estes têm sido relacionados no âmbito ibero-americano.

The Backup Project | Tiago Casanova e Christiane Peschek

The Backup Project é um projeto conceptual e interactivo que se foca no tema da acessibilidade total do arquivo fotográfico pessoal. Uma reflexão sobre fotografia, memória e fotolivros. Assume-se a fotografia como ficção, uma interpretação da realidade, pois a perspectiva do fotógrafo nunca é totalmente transmitida estando sempre sujeita à interpretação, onde cada espectador aplica as suas próprias memórias e experiências de vida para ler uma selecção de imagens. Neste projeto inverte-se o sistema, assumindo a subjetividade em torno da interpretação da imagem e em vez de trabalhar a edição e a selecção de imagens, assume-se a aleatoriedade e a coincidência. Este é um livro onde cada cópia é única e construída aleatoriamente pelo comprador através de um site interativo.

Este projeto é o resultado de uma pesquisa contínua em torno de memória, arquivo e o binómio realidade/ficção, onde se questiona o papel da fotografia como um processo de memória alternativa. Como as pessoas arquivam essas memórias e as diferenças entre a interpretação de uma memória pelo seu próprio produtor ou por espectadores independentes.

The Rising Card | Walter Costa

The Rising Card provoca a criatividade com um baralho de dicas, exercícios e reflexões sobre edição e narrativas visuais, com uma atenção especial ao processo de criação de um fotolivro.

Este projecto nasce para ajudar autores, editores e professores a aproximarem-se ao maior desafio da fotografia de hoje. À medida que as imagens inexoravelmente invadem o mundo, as decisões que se tomam para editar fotografias e criar narrativas são cada vez mais importantes. Com um formato lúdico inspirado nas Oblique Strategies do músico Brian Eno, The Rising Card traz para o universo fotográfico o mesmo objetivo de estimular o pensamento lateral e a confiança no acaso como motor criativo. Desde do cinema à poesia, os conteúdos deste tarôt são constantemente actualizados com contribuições de renomados “jogadores convidados” de todo mundo.

Processo editorial | Ghost Editions, David-Alexandre Guéniot

Ghost Editions pretende desenvolver a temática do “saber/fazer” do editor, definindo as competências, objetivos e limitações do editor e do fotógrafo enquanto autor. Nesta conferência, pretende-se mostrar o processo editorial quer de um fotolivro editado, bem como o de um fotolivro ainda em processo de edição. Esta mostra servirá como uma oportunidade para reflectir sobre as questões colocadas por cada fotolivro - as diferentes formas de chegar a uma solução editorial, gráfica ou técnica - valorizando a tentativa, o erro, a maqueta, a “espera”.

Festival em torno da Imagem : : : 23 – 29 de Julho : : : Porto, Portugal : : : info@loadingfest.com