Programa >> Residência Artística

ARNAU BLANCH

imagem_piloto

O projecto Digital Anatomy irá dissecar e agrupar as partes do cadáver obsoleto dos computadores como se de um estudo de anatomia digital se tratasse, examinando de forma detalhada e minuciosa os diferentes órgãos internos que possui.

Arnau Blanch procurará entender como se manifesta no mundo físico o mundo virtual. Para isso, ele realizará autópsias nos dispositivos que descartamos. Tornar-se-á, durante a semana de residência do Loading Fest, um digital forense.

Através dos processos químicos da fotografia, dos processos sem câmara, da captura de imagens desses cadáveres tecnológicos. Através do preto e branco, metáfora do código binário, o artista registará essas dissecações para obter um registo anatómico dos dispositivos e para tornar os participantes conscientes do quão físico chega a ser esse mundo que se manifesta como virtual, sem uma parte corpórea.

www.arnaublanch.com

Chrisitian Lagata

imagem_piloto

Durante o decorrer da semana, Chrisitian Lagata desenvolverá um exercício baseado na prática do percurso, do reconhecimento físico e da reutilização de objectos encontrados. Tendo como foco a zona de Campanhã e dos seus arredores, as áreas adjacentes à Estação Porto-Campanhã e ao Rio Douro, o artista irá fazer uma aproximação de certas paisagens onde a sociedade abandona o lixo que produz e em que a natureza é absorvida pelo artificial. Christian Lagata propõe documentar essas áreas, fotografando-as e coletando objectos encontrados com o objectivo de armazená-los num depósito construído com tijolos de betão, um depósito que nos conta como essas paisagens entrópicas estão fortemente ligadas ao desenvolvimento do capitalismo e como esses objetos descartados afectam o natural.

www.christianlagata.com

Festival em torno da Imagem : : : 23 – 29 de Julho : : : Porto, Portugal : : : info@loadingfest.com